quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Olha hoje é dia de S.Martinho!


Então não é que me esqueci desta data que é importante para todas as pessoas, só me lembrei quando tive de ir o pré-escolar buscar as meninas do ballet que vinha a cantar uma musica sobre o S.Martinho. E no momento recordei quando era mais nova e fazíamos os cartuchos, pintávamos castanhas e até quando a professora estava bem disposta íamos decorar a sala com os nossos desenhos ou textos era mesmo querido. Ai e lembro-me quando chegava a casa dos meus avós, eles estavam os dois na casa do lume, a assar castanhas numa "cosia" de barro, eram tão boas, adorava ver eles a fazer estas coisas sentia-me importante, e hoje?!
Hoje já tenho saudades de dar importância a estas datas, de sentir estas coisas agora é tudo tão diferente, tudo tão banal!
Será que todas as pessoas sabem que existe o Dia de S.Martinho?
Como nunca é demais deixo aqui este texto:

"Certo dia, sob o vendaval e a neve, equipado e armado, montado a cavalo, S. Martinho viu um mendigo seminu, tiritando de frio, estendendo para ele a sua pobre mão ossuda e congelada.
O Santo parou o cavalo, tomou com caridade a mão desse abandonado e, em seguida, tomou da espada, cortou pelo meio a sua capa de agasalho, deu metade dela a esse miserável peregrino e, envolto na outra metade, sacudiu a rédea e prosseguiu através da tormenta, do vento e da neve.
Subitamente, porém, no caminho do soldado, a tempestade desfez-se, amainou o tufão e a geada, o céu descobriu instantaneamente, como por encanto, a sua profundidade límpida e azul, e um sol acariciante e resplandecente inundou a terra de alegria e vestiu de luz e calor esse cavaleiro caridoso.
Deus, reconhecido, para que não se apagasse da memória dos homens a notícia deste acto de bondade, praticado por um dos seus eleitos, dispôs que em cada ano, na mesma época em que S. Martinho se desfez da metade da capa, por alguns dias se interrompesse o Inverno, cessasse o frio, sorrisse o céu e a terra, e um calor saudasse a natureza, sempre insensível à vontade dos homens, em memória daquele que, em certo dia, humilde soldado, trotando a sós por um caminho, desafiou e venceu a fúria insuperável dos elementos.
"

1 comentário:

Anónimo disse...

este ano passou se sao martinho e em vez de castanhas apanhei besanas xd